O programa tem como objetivo estruturar a identidade do usuário, propondo “ações de proteção social que viabilizem a promoção do protagonismo, a participação cidadã, a mediação do acesso ao mundo do trabalho e a mobilização social para a construção de estratégias coletivas” (Resolução CNAS n.º 33, Art. 2º). A função primária da Assistência Social é a proteção social, porém, a integração ao mundo do trabalho não é de responsabilidade exclusiva da assistência social, mas resultado da ação intersetorial de diversas políticas públicas. A oferta do Programa atende nas políticas da assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte e lazer.
Realiza ações no atendimento laborativo que favorece a inserção no mundo do trabalho, por meio da identificação de potencialidades do território, desde o planejamento, estruturação, monitoramento e avaliação das ações de inclusão produtiva em âmbito local e da articulação com o sistema público do trabalho, emprego e renda (Resolução CNAS nº 27/2011).
Para potencializar o desenvolvimento do empreendedorismo e da capacidade de autogestão, na perspectiva da economia solidária a qualificação profissional acontece em quatro níveis: Nível 1 – Iniciação para o Trabalho; Nível 2 – Formação Profissional I; Nível 3 – Formação Profissional II; Nível 4 – Colocação e acompanhamento no Mercado de Trabalho.
Esses níveis de formação contemplam atendimentos teóricos e práticos, que colaboram para o desenvolvimento de habilidades gerais para adquirir autonomia e independência. A metodologia aplicada é de maneira adaptada, conforme o nível da deficiência intelectual.
Quando identificado que o usuário está qualificado para a inserção no mundo do trabalho é realizado uma avaliação pela equipe multidisciplinar gerando um relatório que será encaminhado as empresas parceiras na busca por vagas de emprego.
As famílias são assistidas durante todos os níveis e participam ativamente nas tomadas de decisão e no desenvolvimento do potencial do usuário.
Promoção da integração ao Mercado de Trabalho conforme Resolução 33 de 28 de novembro de 2011.
Pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista em situação de dependência e vulnerabilidade social com idade igual ou superior a dezesseis anos e suas famílias.
Empresas que visem inserir as pessoas com deficiência seja por preenchimento de cota, ou não.
Usuários e família:
• Apresentar deficiência intelectual e/ou múltipla (leve ou moderada) ou transtorno do espectro autista (nível 1 e 2), oriundos do Programa Avaliação e Diagnóstico ou transferidos de outras APAES;
• Quando em idade escolar, estar inserido na rede regular de ensino;
• Apresentar potencial para o mundo do trabalho;
• Estar em situação de vulnerabilidade social.
Pessoas de natureza jurídica:
• Ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
• Atuar na busca ativa por profissionais com deficiência.
Eixo: Pessoas com deficiência
• Acolher a família e o usuário apresentando o programa de Inclusão Produtiva/ET;
• Realizar intervenções pontuais com usuários e familiares sempre que necessário;
• Realizar junto aos educadores sociais o PDI (planejamento individual do usuário);
• Acompanhar e avaliar o desempenho do usuário em todos os níveis do programa;
• Realizar estudos de caso e acompanhamento semestral com a equipe multidisciplinar visando a evolução do usuário;
• Realizar rodas de conversa com a equipe multiprofissional, de acordo com cada tema;
• Fomentar e participar nas escolhas feitas pelo programa (escolha de líder e autodefensor);
• Ofertar atividades de esporte, cultura e lazer;
• Realizar através de atividades lúdicas e práticas com foco na valorização da cidadania;
• Realizar relatório de encaminhamento ao mundo do trabalho;
• Promover escuta qualificada e orientação quanto as questões emocionais;
Eixo Empresa:
• Analisar e responder as solicitações das empresas.
• Levantar vagas existentes nas empresas parceiras para possível inserção do usuário ao trabalho;
• Captar vagas e identificar postos de trabalho compatíveis com o perfil dos candidatos;
• Realizar entrevistas com os candidatos;
• Visitar as empresas para divulgação do programa de Inclusão Produtiva
• Analisar funções e avaliar o posto de trabalho previamente feitos pela orientação do programa e pela terapeuta ocupacional;
• Sensibilizar a equipe de colaboradores das empresas para receber e compreender a pessoa com deficiência no posto de trabalho;
• Aumentar o número de parcerias com empresas para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, com a promoção de capacitação e palestras de sensibilização direcionada aos colaboradores.
Nível 1 – Iniciação para o Trabalho: de segunda a sexta feira com carga horário de quatro horas (matutino e vespertino).
• Direitos e deveres;
• Informações pessoais;
• Habilidades cognitivas;
• Habilidades manuais;
• Habilidades em lidar com situações cotidianas;
• Autoconhecimento das limitações e aptidões pessoais;
• Conceitos básicos de linguagem.
• Construção conceitual sobre higiene pessoal e do ambiente
• Atitudes e hábitos que previnem doenças
Nível 2 – Formação Profissional I: de segunda a sexta feira com carga horário de quatro horas (matutino ou vespertino).
• Documentos pessoais e sua funcionalidade;
• Introdução aos cursos práticos;
• Funções profissionais;
• Profissões e atividades laborais no mercado de trabalho e as perspectivas pessoais;
• Construção e Formação de identidade;
• Habilidades do sistema monetário
• Habilidades cognitivas
• Conceitos Básicos de linguagem
• Autogestão pessoal
Nível 3 – Formação Profissional II: de segunda a sexta feira com carga horário de quatro horas (matutino ou vespertino) e contraturno três vezes por semana.
• Construção da identidade profissional;
• Locomoção independente;
• Defesa e garantia de direitos e deveres;
• Habilidades profissionais;
• Cursos práticos com carga horária diferenciada;
• Gerenciamento Financeiro;
• Estimulação das funções psicológicas superiores;
• Gerenciamento das emoções;
• Habilidades de mídia;
• Noções sobre legislação trabalhista
• Segurança no trabalho
• Hierarquia
• Relações interpessoais no ambiente de trabalho
• Preparação profissional e busca do emprego
• Visita à campo
Nível 4 – Colocação e acompanhamento no Mercado de Trabalho: de segunda a sexta feira em horário comercial.
• Encaminhar relatório dos usuários preparados para o mercado de trabalho;
• Buscar vagas por perfil dos candidatos;
• Acompanhar durante processo de contratação (entrevista, exame admissional, integração, documentação necessária para contratação)
• Acompanhar o usuário por período de seis meses
• Assessorar a empresa referente aos usuários encaminhados pela entidade e realizar intervenções quando necessário;
• Realizar atendimento aos usuários e suas famílias.