O presente projeto visa proporcionar aos usuários matriculados no AEE, um melhor desempenho no desenvolvimento da aprendizagem na perspectiva Montessoriana, em um dos momentos em que permanecem na entidade.
A proposta vai de encontro com o desenvolvimento global, uma vez que o ambiente descrito, objetiva essencialmente a constituição do sujeito, com atividades que possibilitem aquisição de conhecimento de modo mais informal e prazeroso, na qual os próprios alunos possam optar sobre o que desejam realizar. Considerando que cada escolha possui uma ação e uma consequência, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, senso de iniciativa, autonomia, e outros, também contribui significativamente no reconhecimento do eu social, do eu emocional, do eu como sujeito.
A sala de aula Montessoriana é um pequeno “meio ambiente” com o máximo de recursos possível, pois acredita-se que a criança constrói seu conhecimento por meio da percepção, explorando e manipulando objetos com liberdade, trabalhando sozinha ou em grupo, sem prejudicar os outros nem estragar nada, e devolvendo o material que estiver usando ao seu devido lugar após finalizar seu trabalho. Por isso, a entidade acredita que todas as crianças terão um ganho de benefícios ainda maior quando tiver todo o espaço da sala para explorar e serem estimuladas. Alguns benefícios maiores: